Considerando a classificação da doença provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os Correios, preocupados com a saúde dos empregados, clientes e sociedade, adotaram uma série de medidas preventivas para garantir a segurança de todos, com manutenção da continuidade de suas atividades.
As seguintes medidas de prevenção foram adotadas:
- Disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho;
- Disponibilização de álcool gel 70% em locais próximos às estações de trabalho;
- Manutenção de ambientes de trabalho arejados, abrindo janelas e portas, permitindo a entrada de ventilação natural;
- Intensificação de procedimentos de higienização e limpeza do ambiente e equipamentos;
- Afastamento imediato do trabalho de empregados que apresentem algum sintoma da doença;
- Afastamento por até 15 (quinze) dias, a contar do regresso ao Brasil, de empregados que estiveram nos últimos 15 dias em viagem ao exterior, institucional ou particular, ou que tiveram convívio com pessoas infectadas;
- Realização de trabalho remoto por empregados classificados em grupos de risco ou com residentes em grupo de risco;
- Divisão do efetivo administrativo em turnos, estabelecendo horários alternativos para entrada, saída e intervalo para refeição dos empregados, com objetivo de evitar aglomeração nos ambientes de uso comum e em horários de pico de transporte público;
- Criação de um canal para comunicação direta dos empregados com a Presidência da empresa. Durante esse período de alerta, o e-mail será usado para sanar dúvidas, relatar ocorrências e sugerir melhorias a respeito da COVID-19 e suas implicações nos Correios;
- Cancelamento de eventos internos programados;
- Suspensão imediata e por tempo indeterminado da participação de empregados em eventos, congressos, seminários, treinamentos presenciais e de viagens a serviço ao exterior;
- Restrição de viagens nacionais a serviço àquelas estritamente necessárias, optando, preferencialmente, pela utilização do recurso de videoconferência;
- Orientação para que os empregados não participem de reuniões e encontros externos.
Para unidades operacionais e de atendimento foram adotadas medidas como:
- Implementação nas agências de linhas delimitando a distância entre o atendente e o cliente, orientando os clientes a se aproximarem do guichê quando chamados;
- Separação de cadeiras de forma a manter maior distância entre os clientes;
- Orientação para evitar contatos físicos com colegas e clientes, bem como o compartilhamento de objetos;
- Manutenção de maior distância possível entre os empregados durante as atividades coletivas operacionais. Quando necessário, deve ser revisto o leiaute no salão e o deslocamento dos móveis;
- Realização de escalonamento das atividades de preparação de carga nas unidades de distribuição, de forma a manter o menor número possível de pessoas aglomeradas.
Para monitoramento no ambiente da empresa, está sendo acompanhada diariamente a relação consolidada de empregados em eventuais casos de isolamento, empregados com suspeita de contração do vírus e de empregados que venham a ter o teste positivo para coronavírus.
Garantindo a transparência, manteremos nossos clientes informados quanto à capacidade operacional, ajustes necessários nos prazos de entrega e demais situações que ensejarem maior cuidado.
Os Correios reforçam seu compromisso com a sociedade e trabalham para garantir a continuidade dos negócios dos nossos clientes, atentos às necessidades da população quanto ao recebimento de seus objetos postais com integridade e segurança.
Equipe LinkCorreios